Qualidade no atendimento como diferencial competitivo.

A melhoria dos serviços prestados pela empresa dever ter um comprometimento de todos dentro da empresa. Portanto, passa a ser um objetivo específico para se alcançar uma posição de destaque para os clientes, pois não basta à empresa buscar melhorias se os profissionais que nela atuam não estão comprometidos. 

errosFoi-se o tempo da prepotência empresarial, porque o poder agora está nas mãos do cliente através do seu direito de escolha. Se uma empresa não procurar conhecer seu cliente para atender suas necessidades e expectativas, certamente haverá um concorrente que irá fazê-lo.

As empresas necessariamente terão que se adequar a essa nova era, ou seja, preocupar-se com a excelência da qualidade de seus serviços ou não sobreviverão no mercado. Os clientes atuais querem muito mais do que cortesia, querem serviços que agreguem valor, prestando ao consumidor serviços que, na sua percepção, atendam ou superem suas expectativas. Segundo João Abdalla Consultor – Sebrae-SP, para a maior parte das pessoas, a qualidade de um serviço é pelo menos 8% mais importante do que seu preço. Sendo que o consumidor está disposto a pagar até 16% a mais por serviços de qualidade.

Concluindo: Por que, afinal, as empresas não priorizam investimentos na qualidade do atendimento? Por que as empresas não procuram descobrir as verdadeiras necessidades do seu cliente, para atendê-las e desta forma conquistar sua fidelidade? Parte da resposta está no grande desconhecimento de muitos empresários dos excelentes resultados vindos da valorização dos clientes (externo e interno). As empresas e consumidores só têm a ganhar estabelecendo essa parceria. O bom atendimento da empresa levará à satisfação e à fidelidade do consumidor traduzindo-se em mais negócios para a empresa.

Fator importantíssimo, na qualidade do atendimento ao cliente é saber ouvi-lo. Estatísticas demonstram que cerca de 80% das inovações tecnológicas foram implantadas a partir de opiniões colhidas de clientes. 

Sensíveis aos direitos, além da importância central que o cliente vem alcançando nos mercados atuais, algumas empresas  vêm implantando serviços de orientação e atendimento ao cliente visando atender às necessidades e expectativas daqueles que os mantêm. Entre outros resultados, observa-se a recuperação e retenção de clientes, maior eficácia das ações de marketing, maior credibilidade da empresa no mercado, fortalecimento da imagem institucional, criação de um diferencial competitivo e, principalmente, a concretização da missão empresarial.

A qualidade no atendimento pode ser a porta de entrada e permanência dos CLIENTES, ou pode ser também a porta de saída para a concorrência.

Investir permamentemente nos colaboradores é uma ação de grande importância e prioridade, e isto, nós mesmos podemos ver quando tentamos efetuar uma transação comercial, um contato empresarial e até mesmo uma ação social. Ferramentas não faltam, o que pode faltar é visão por parte dos empresários, o que seria uma situação lamentável para um mundo tão competitivo como o de hoje.

Pense e aja!

Fonte: Recorte > Gestão & Resultados – Folha Vitória

 

Quer saber mais sobre Comunicação Empresarial?

CLIQUE AQUI e baixe GRÁTIS o primeiro eBook da série.

a1

anima-banner

 

 

Gostou? Então compartilhe!