Paredes com ouvidos e bocas.

quadro_de_aviso_para_fixar_mural_marrom_60x90cm_85044855_89f4_1800x1800Em tempos de mídia digital, o velho e bom jornal-mural esta fora de moda, certo? Errado. Se você pensa que a estratégia de dependurar as notícias da empresa nas paredes é algo ultrapassado, é  melhor rever seus conceitos.

O jornal-mural continua sendo uma poderosa ferramenta para promover a integração entre os funcionários, além de informar sobre tudo o que está acontecendo na empresa, ele acaba sendo uma ótima oportunidade para estreitar os laços e a comunicação entre os próprios funcionários. Afinal a informação está ali pertinho, bem no corredor.

Um veículo democrático

O jornal-mural, por estar afixado sempre em lugares públicos e de circulação, é o instrumento de divulgação mais democrático em uma empresa. Rompe as barreiras da hierarquia, do acesso digital, e até mesmo da alfabetização, pois sempre alguém do lado pode ler ou ajudar um outro a compreender uma informação.

Isca para o leitor casual 

Mesmo aqueles empregados avessos a qualquer tipo de leitura, com o jornal-mural acabam lendo as notícias da empresa. Hora do cafezinho? Quem resiste a dar uma olhada para ver o que há de novo no mural? Esperando o elevador? Como evitar olhar para o que existe de novo na parede? Na hora de marcar o ponto? Será que vamos ter aumento de salário?

Como fazer

De custo baixo o jornal-mural pode ter periodicidade semanal ou quinzenal, conter páginas nos formatos A3 ou A4 e ser instalado em pontos estratégicos da empresa, como: corredores, elevadores, relógios de ponto, locais do cafezinho, etc., pois é uma mídia de leitura coletiva.

Deve conter textos curtos e abordar temas pontuais de interesse da empresa e de seus colaboradores como negócios da empresa, recursos humanos, segurança, saúde, meio ambiente, responsabilidade social, lazer/cultura, entre outros.

Apesar do avanço das publicações digitais feitas via internet/intranet para informar e interagir com o público interno, o jornal-mural está mais vivo do que nunca, além de ser muito funcional, especialmente, para empresas que possuem linhas de produção nas quais os colaboradores não têm acesso regular a internet e e-mails.

Fora de moda? Definitivamente, não. O jornal-mural  continua a ser uma ferramenta importante de comunicação, motivação e de integração. Ou seja, se uma empresa precisa informar e motivar, nada melhor do que o jornal-mural.

Afinal, seriam capazes boletins, sites ou  blogs de reunir várias pessoas em torno de apenas um único exemplar?

Fonte: Equipe Empresa Ágil

Quer saber mais sobre Comunicação Empresarial?

CLIQUE AQUI e baixe GRÁTIS o primeiro eBook da série.

a1

anima-banner

 

Gostou? Então compartilhe!